Intervenção Psicológica em Cuidados Paliativos
Curso acreditado pela OPP (Ordem dos Psicólogos Portugueses)
Objetivo Geral:
Conhecer e compreender o âmbito de atuação dos Cuidados Paliativos (CP).
Módulos:
Módulo 1
Apresentação.
1. Introdução aos Cuidados Paliativos (CP):
1.1. Definição, objetivos e princípios.
1.2. Revisão histórica dos CP.
1.3. Os CP em Portugal: o Modelo de Rede.
1.4. Humanização em CP.
1.5. Questões éticas em CP:
2. O doente paliativo e terminal: avaliar e intervir.
2.1. Principais sintomas fisiológicos.
2.2. Principais sintomas psicossociais.
2.3. A espiritualidade em CP.
2.4. Realização de uma dinâmica de Brainstorming sobre o sentido da vida: "A linha da minha vida".
3. Comunicação em Cuidados Paliativos:
3.1. Princípios da comunicação em CP: os contributos do modelo humanista.
3.2. Como comunicar más notícias: protocolo SPIKES.
3.3. Visualização de vídeo e role-playing.
3.4. Avaliação.
Módulo 2
1. A família em Cuidados Paliativos: avaliar e intervir.
1.1. Definição e evolução histórica do conceito de família.
1.2. Princípios, direitos e deveres do cuidador informal.
1.3. Principais necessidades, dificuldades e manifestações da família em CP.
1.4. A importância da capacitação do familiar cuidador: prevenção do burden em cuidadores informais.
1.5. Intervenção com a família: da psicoeducação, à conspiração do silêncio e às conferências familiares.
2. Intervenção psicológica no processo de luto:2.1. O luto na família: apoio no luto preparatório
2.2. As diferentes fases do luto, segundo Kubler-Ross.
2.3. O luto prolongado versus o luto complicado.
2.4. Intervenção psicológica no luto.
2.5. Resolução e discussão de casos clínicos.
3. A importância da comunicação em CP:
3.1. Princípios da comunicação em CP: os contributos do modelo humanista.
3.2. Como comunicar más notícias: protocolo SPIKES.
3.3. Role-playing.
Módulo 3
1. Os cuidados paliativos pediátricos (CPP):
1.1. A criança e a doença terminal: principais desafios, exigências e necessidades de intervenção.
1.2. A criança e o luto: como falar sobre a morte com as crianças?
1.3. Exercício de brainstorming: competências essenciais do profissional de saúde neste contexto.
2. Psicologia da Morte: avaliar e intervir.
2.1. Definição e contextualização.
2.2. A importância da educação para a morte.
2.3. A intervenção na doença terminal.
3. A importância do trabalho em equipa na Psicologia da Morte e nos CP.
3.1. Os profissionais de saúde perante a morte: dificuldades e necessidades.
3.2. O burnout em CP: avaliar, prevenir e intervir.
3.3. Exercício de brainstorming: como prevenir o burnout em equipas de CP?
4. Avaliação da formação e exercício de dinâmica de grupo.
Inclui:
-Manual da formação;
-Material de estudo complementar/atividades;
-Certificado.
Duração:
25 horas
Datas e Horário:
24 de setembro - 19h-23h
25 de setembro - 14h-20h
1 de outubro - 18h-23h
2 de outubro - 14h-20h
8 de outubro - 14h-18h
Formadora:
Dra. Helena Sousa
Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde | Experiência em intervenção psicológica em cuidados paliativos com adultos (oncologia e nefrologia) e com crianças (oncologia), desde 2010, em contexto hospitalar e clínico | Especialização avançada em Avaliação e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CRIAP, 2019) | Extensa formação em Cuidados Paliativos | Formadora CPF - Centro de Psicologia e Formação
Preços
Individual
120€
Grupo de 2 elementos ou mais elementos | estudantes | desempregados
por pessoa