Gestão de equipas de cuidadores de idosos

Curso

Objetivo Geral:

O presente curso tem como objetivo geral capacitar os/as formandos/as de competências teórico-práticas que lhes permitam compreender e atuar no âmbito da gestão de equipas, em partícula no contexto da terceira idade.

Objetivos Específicos:

1. Fornecer as competências-base para o desempenho de funções de gestão, organização, planeamento e coordenação dos recursos humanos em equipas de cuidadores de idosos.

2. Promover o raciocínio crítico sobre a atuação destas equipas e organizações, e em especial do papel do/a líder / gestor de recursos humanos.

3. Promover a melhoria da qualidade de vida dos utentes com base numa maior eficiência e humanização por parte dos seus cuidadores.

Conteúdos programáticos:

1 - Envelhecimento

a) Perspetivas biológica, sociológica e demográfica de envelhecimento

b) Envelhecimento ativo

c) Redes de suporte social dos idosos

d) Melhoria da qualidade de vida do utente

2 - Liderança

a) Definição e tipos de liderança

b) O processo de liderança

c) Distinção entre liderança e gestão

d) Empowerment e a delegação de tarefas eficaz

e) Feedback construtivo

f) Motivação de equipas

3 - Recrutamento e Seleção

a) A gestão estratégica de recursos humanos e o recrutamento e seleção

b) Processo de recrutamento

c) Processo de seleção

4 - Desenvolvimento de competências e Formação Profissional

a) Conceito de competências

b) Modelos de competências

c) Aplicações dos modelos de competências às diversas áreas da gestão de equipas

d) Formação profissional como estratégia de desenvolvimento de competências

e) Diagnóstico de necessidades e definição do Plano de Formação

f) Avaliação da Formação

5 - Enquadramento legal

a) Legislação laboral aplicável à gestão de equipas;

b) Relação laboral e contratos de trabalho;

c) Duração e organização do tempo de trabalho;

d) Feriados, férias e faltas;

e) Cessação de um contrato de trabalho.

6 - Definição de tarefas e Avaliação de desempenho

a) Abordagens concetuais da avaliação de desempenho

b) Gestão e avaliação do desempenho: objetivos gerais e específicos, fontes, periodicidade,

métodos e instrumentos de avaliação, tendências emergentes

c) Reflexão sobre o processo: erros e distorções associados.

d) A importância da avaliação de desempenho para a definição de tarefas.

7 - Gestão de conflitos

a) Conflitos: definição e tipos

b) Processo do conflito

c) Técnicas de resolução de conflitos

d) Negociação e mediação

e) Comunicação na gestão de conflitos;

8 - Gestão da Informação e Comunicação Interna

a) A importância da comunicação no seio organizacional

b) Comunicação interna e comunicação externa - distinção

c) Vantagens de uma gestão da informação adequada.

9 - Cuidados humanizados

Duração:

12 horas

Datas e Horário:

09, 10, 11 e 12 agosto de 2021

(18h - 21h)


Avaliação:

Com o objetivo de consolidar as aprendizagens, propõe-se que a metodologia de avaliação incida sobre um trabalho individual, que consista numa análise crítica sobre os principais desafios e oportunidades na gestão de equipas de cuidadores de idosos.

Formadora:

Dra. Marta Carolina Fonseca

Licenciatura e Mestrado em Serviço Social | Pós-Graduação em Gestão de Organizações do Terceiro Sector | Experiência profissional como Assistente Social em autarquias locais e em IPSS, e como coordenadora pedagógica de formação profissional | Formadora certificada.

Preços

Individual

50€

Grupo de 2 elementos

por pessoa

45€

Grupo de 3 elementos

por pessoa

40€

Grupo de 4 ou mais elementos

por pessoa

35€

Pretende inscrever-se?