Jogos lúdicos e cognitivos para Crianças e Idosos

Curso em E-Learning

Objetivos:

  • Diferenciar as duas práticas de animação - infantil e sénior
  • Compreender o impacto da animação sénior
  • Intervir junto da comunidade sénior com demência
  • Reconhecer as diferentes técnicas de animação
  • Planificar e avaliar atividades
  • Desenvolver e construir as suas próprias ferramentas de intervenção

Conteúdos programáticos:

1. Animação: Enquadramento, perfil do animador

2. Animação Sénior
a. A Importância da animação sénior
b. A estimulação cognitiva e o seu impacto
c. A animação sénior e os processos demenciais

3. Animação Infantil
a. Desenvolvimento infantil - Conceito, evolução e teorias de
desenvolvimento
b. Sinais de alerta no desenvolvimento infantil

4. Planificação e avaliação das atividades

5. Técnicas de animação e jogos a recorrer: enquadramento dos diferentes jogos nas áreas interventivas

6. Construção de jogos analógicos e digitais e a sua importância com os diferentes
públicos

Destinatários:

Técnicos de ciências sociais e da educação, Cuidadores informais, Auxiliares educativas, Amas, pais ou familiares de idosos

Duração:

12 horas

Avaliação:

Realização de uma atividade final 

Datas:

31 de janeiro e 1, 2 e 3 de fevereiro

Detalhes:

31 de janeiro - sessão síncrona
1 de fevereiro - sessão assíncrona
2 de fevereiro - sessão assíncrona
3 de fevereiro - sessão síncrona

Horário:

19h - 22h


Formadora:

Dra. Sílvia Valador

Preços

Individual

45€

Grupo de 2 elementos

por pessoa

40€

Grupo de 3 ou mais elementos

por pessoa

35€

Pretende inscrever-se?