Jogos lúdicos e cognitivos para Crianças e Idosos
Curso em E-Learning
Objetivos:
- Diferenciar as duas práticas de animação - infantil e sénior
- Compreender o impacto da animação sénior
- Intervir junto da comunidade sénior com demência
- Reconhecer as diferentes técnicas de animação
- Planificar e avaliar atividades
- Desenvolver e construir as suas próprias ferramentas de intervenção
Conteúdos programáticos:
1. Animação: Enquadramento, perfil do animador
2. Animação Sénior
a. A Importância da animação sénior
b. A estimulação cognitiva e o seu impacto
c. A animação sénior e os processos demenciais
3. Animação Infantil
a. Desenvolvimento infantil - Conceito, evolução e teorias de
desenvolvimento
b. Sinais de alerta no desenvolvimento infantil
4. Planificação e avaliação das atividades
5. Técnicas de animação e jogos a recorrer: enquadramento dos diferentes jogos nas áreas interventivas
6. Construção de jogos analógicos e digitais e a sua importância com os diferentes
públicos
Destinatários:
Técnicos de ciências sociais e da educação, Cuidadores informais, Auxiliares educativas, Amas, pais ou familiares de idosos
Duração:
12 horas
Avaliação:
Realização de uma atividade final
Datas:
31 de janeiro e 1, 2 e 3 de fevereiro
Detalhes:
31 de janeiro - sessão síncrona
1 de fevereiro - sessão assíncrona
2 de fevereiro - sessão assíncrona
3 de fevereiro - sessão síncrona
Horário:
19h - 22h
Formadora:
Dra. Sílvia Valador
Preços
Individual
45€
Grupo de 2 elementos
por pessoa
40€
Grupo de 3 ou mais elementos
por pessoa